RESUMO DO LIVRO ÉREBUS

O livro conta a história de Ângelo, um jovem que após salvar a vida de uma criança que estava para se acidentar gravemente em um parque de diversões, teve a sua própria vida invadida por algo completamente estranho.
O salvamento ganha notoriedade e o rapaz ganha seus quinze minutos de fama; passa a ser considerado uma espécie de herói local, embora ele mesmo fuja desse título, não consegue impedir que as pessoas de seus círculos mais próximos como sua família e sua namorada passem a tratá-lo de maneira diferente. Além disso, a família da menina salva também passa a vê-lo do mesmo modo e desde então tornam-se muito próximos.
Diana, a namorada de Ângelo não consegue compreender o motivo dele ser tão reticente quanto aos elogios que recebe até que finalmente vê o namorado prever  que salvaria  outra pessoa num acidente de carro. Fato este que se concretiza.
Ninguém sabia, mas Ângelo mantinha oculto um segredo que ele próprio ainda estava tentando decifrar; uma capacidade eventual manifestada como um Déjà Vu que por vezes o alertava sobre diversos fatos que poderiam ocorrer.
Essa capacidade foi o motivo do rapaz estar no lugar certo e na hora exata para realizar os salvamentos, mas embora fosse aparentemente benéfica, havia algo naquilo que o incomodava profundamente. Ângelo desconfiava que seu corpo estivesse recebendo influências exteriores e por não saber a origem destas influências temia que fosse alguma coisa corrupta.
Suas desconfianças aumentaram à medida que coisas cada vez mais estranhas acontecem ao seu redor; ele ouvia vozes, via vultos e sombras amorfas onde quer que estivesse e até mesmo fantasmas presos em espelhos. Certa noite foi acometido por um sonho onde recebeu a visita da criatura que possivelmente era a causa de suas capacidades e sensações fora do comum. No sonho eles conversam, mas o debate apenas serve para trazer mais confusão sobre tudo o que ele está vivendo ou sobre as dúvidas que possui, porém, neste mesmo sonho Ângelo descobre que sua vida está em rota de colisão com algo antigo e maldoso que deseja seduzi-lo e devorá-lo.
Como segundo plano o romance mostra Ricardo, um homem que perdeu emprego, família, amigos e o amor de sua vida; tudo isso como conseqüência do que ele julgava serem surtos psicóticos de sua personalidade esquizofrênica.